segunda-feira, 25 de abril de 2011

Quadra Coberta


Inauguração da Quadra Coberta

A Comunidade Escolar da Escola Básica Municipal Dom Bosco esta feliz, pois teve realizado um sonho que há muito almejava: trata-se da quadra coberta, que foi inaugurada na sexta-feira, dia 08/04/2011, com a presença de autoridades, comunidade escolar, alunos e população em geral.
A quadra coberta custou aos cofres públicos R$ 153.800,00 mil reais com uma metragem de 555,75 metros quadrados.  
Além de possibilitar às crianças praticar diversas atividades esportivas, livres do sol quente, apontada pelos professores como uma das maiores dificuldades, também permite a integração com os alunos em várias modalidades esportivas. O presidente da Associação de Pais e Professores da Escola Alcidir Alessi, agradeceu ao prefeito Tinho pela obra já que a mesma ajudará os alunos nas aulas de Educação Física. O presidente salientou que os investimentos que estão sendo feitos na área de educação, são muito bons, pois beneficiam os alunos melhorando cada vez mais a qualidade do ensino no município.  
            A Direção, Profissionais, Alunos, Familiares e de mais Comunidade Escolar agradecem à Prefeitura Municipal de Xaxim e Secretaria Municipal de Educação por mais este feito realizado em nossa Escola, o que vai melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida pela Escola Básica Municipal Dom Bosco.



8ª Série - 82

Técnica - Lantejoulas e pedrarias sob canson.

A produção do aluno relacionando o contexto atual e suas reflexões interiores.
O desenvolvimento da técnica foi realizado através de análise de obras da tendência pós-impressionista com ênfase no artista plástico George Seurat.

"Toda obra de arte é filha do seu tempo e mãe dos nossos sentimentos". (Ana M. Barbosa).

8ª Série - 82
Professora: Adriana Darros
Disciplina: Artes  



























quarta-feira, 20 de abril de 2011

Células


Células

As células, menores unidades vivas de um organismo, são a unidades fundamentais para o corpo. Dentro dela há pequenos órgãos, denominados organelas, que desempenham diferentes funções para a manutenção vital da célula. Cada uma das organelas celulares é formada pela união de muitas substâncias diferentes, compostas por moléculas, e estas por sua vez, formadas pelos átomos.
Nos seres humanos formados por mais de uma célula, como o homem, as células se integram para que haja harmonia no funcionamento de todo o organismo.
As células garantem a continuidade de uma espécie, pois se dividem, originando novas células.
Com o objetivo de levar os alunos a compreender que somos todos formados por trilhões de células e quando células especializadas se agrupam para executar determinado trabalho, elas formam tecidos, que os tecidos se unem para formar os órgãos, que os órgãos se unem para formar sistemas, como, por exemplo, o digestivo, o respiratório, o circulatório e o nervoso e que a união de todos os sistemas constitui nosso fantástico organismo, os alunos da 7ª Série Mat/Vesp confeccionaram células com materiais alternativos, para identificar essas estruturas infinitamente pequenas, mas que são responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo.
Todos os dias milhares de células da nossa pele se multiplicam, enquanto outras deixam de funcionar, ou seja, morrem. Quando tomamos banho, por exemplo, eliminamos essa camada de células mortas. Mesmo após a morte de um organismo, suas células continuam vivas por certo tempo. Pode-se, por exemplo, congelar ou preservar com substâncias químicas a carne de um animal abatido, para servir de alimento, enquanto as células que a compõe estiverem vivas, a carne continua adequada ao consumo.
O mesmo acontece com outros alimentos, como frutas e verduras: quando se estragam, significa que suas células começaram a morrer por falta de nutrientes.
Informações como essas são úteis à medicina, no caso de transplantes de órgãos, visto que, após a morte da pessoa, as células que formam seus órgãos continuam vivas, e estas podem ser retirados e transplantados em outro indivíduo.

“Se há alguma coisa sagrada é o corpo humano”.    (Walt Whitman)

Disciplina – Ciências
Professora: Jussara Buzzolaro.











Observatório Espacial "Domingos Florin"


No dia 18 de Fevereiro de 2011, na EBM Dom Bosco e na Câmera de Vereadores de Xaxim, foi realizada uma palestra, sobre astronomia, com os Professores Gilmar e Assis, do Observatório Espacial “Domingos Florin”, de Videira SC.
Neste evento participaram diversas turmas da escola e neste mesmo dia, a noite, na Praça “Frei Bruno”, os alunos, pais e professores foram agraciados com a demonstração, por meio de telescópio, da lua.
As fotografias espaciais dispostas na seqüência não deixam dúvidas que:

“Sem Deus o universo não é explicado satisfatoriamente”.
(Albert Einstein)