sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nutrição


No segundo semestre do ano letivo de 2012, a Escola Básica Municipal e o CEIM Dom Bosco contam com o acompanhamento profissional da estagiaria do 6º período de curso de nutrição da Unochapecó Bruna Varnier, em busca da melhoria da qualidade de vida através da alimentação saudável dos alunos. A acadêmica estará na desenvolvendo atividades até o final do ano letivo, sendo que se encontra na escola nas segundas- feiras, das 07h30min ás 11h05min e 13h30min ás 17h05min, trabalhando com educação nutricional, avaliação nutricional, capacitação com merendeiras, entre outras atividades com alunos, supervisionadas pela nutricionista responsável da merenda escolar do município, Margareth Tribiess. A nutricionista estagiaria, Bruna, realiza trabalho com as famílias e estará disponível para atendimento com os pais preocupados com a saúde e o futuro de seus filhos.
Como o assunto é alimentação saudável, temos 10 passos que nos guiam e nos ajudam a adquirir hábitos saudáveis e introduzir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas que são essências ao funcionamento adequado do organismo humano.


1.     Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2.     Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais(arroz, milho, trigo pães e massas), tubérculos                              como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência grãos integrais e aos alimentos naturais.

3.     Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3                       porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4.     Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é                        uma combinação completa e bom para a saúde.

5.     Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos.                                             Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais alimentos mais saudáveis.

6.     Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7.     Evite refrigerante e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces                     e outras, também outras guloseimas como regra da alimentação.

8.     Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9.     Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos     intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.


Alunos do 1º ano: Leitura de livros da Coleção Corpo Enxuto, com tema geral sobre alimentação.


Alunos 4º ano. Atividade: Alimentação Saudável X Má Alimentação no Prato.

Alunos da 5º ano matutino.  Atividade: Quais alimentos devem ser preferidos e quais evitados? 


Alunos 8º 82. Atividade: Palestra sobre Obesidade.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

PRODUÇÕES ESCOLHIDAS PELA COMISSÃO JULGADORA MUNICIPAL - Olimpíadas de Língua Portuguesa


Informamos os Textos escolhidos pela Comissão Julgadora Municipal e que foram classificado para a fase Estadual

Categoria: Crônica
Título: Sinal da Liberdade
EBM Dom Bosco
Profª Claudia Regina Bianchet
Aluna: Bianca Bortoncello


O sinal bate às 7h 45min. Crianças correndo para chegar até a área coberta, alguns alunos desesperados para terminar de copiar a lição de casa (como propriamente dita, deveria ser feita em casa). Todos (ou quase todos), se organizam na fila correspondente à sua turma e se dirigem para as salas de aula. A sala possui "grupinhos": os puxa-sacos, "nerds", a turma do fundão, e por aí vai.
Durante as aulas, os alunos olham para o relógio branco pendurado no lado direito da sala, de 5 em 5 minutos, para ver quanto tempo falta para a aula acabar; às vezes parece que não acaba mais...
Dez horas, sinal para o recreio, todos descem as escadas em direção à cantina, famintos. Muitos até furam a fila para poder lanchar primeiro...
Cada um tem seu grupinho de amigos. É isso que torna o recreio divertido: as boas risadas. Pena que esse momento de distração dura apenas 15min, que passam voando. Depois, todos sobem novamente para a área coberta, andando lentamente, parecendo "tartarugas".
Nos corredores, retornando às salas de aula, só conversas e risadas, mas tudo muda com a chegada do professor. Depois, mais duas aulas, sempre olhando para o relógio. Entre conteúdos, conversas paralelas e xingamentos, as aulas passam. Ás 11h 45min., toca o tão esperado "sinal da liberdade"; finalmente, é hora de ir para casa...
Lendo isso, certamente imagina-se um lugar que ninguém gosta de frequentar, mas, pelo contrário; a formatura de 8ª série está chegando, e só de pensar no fato de que teremos que sair desta escola, ficamos tristes, melancólicos. Já estamos sentindo saudades antecipadas!
Complexo, confuso. Esse é o mundo dos adolescentes!




Categoria: Poema
Título:
Um lugar especial
EBM Dom Bosco
Profª Vandreia Pegoraro
Aluna: Heloisa Rauber

Um lugar bom para viver e trabalhar
Com pessoas legais para conversar
Aqui os tropeiros passaram
E muitas coisas conquistaram.

Primeiros habitantes que aqui pisaram
Suas marcas registraram
Praças, ruas, avenidas
Seus nomes aqui deixaram.

A minha cidade tem:
Flores, trabalhadores, amores
Vivem em harmonia
Sabedoria
e imensa alegria.

Aqui tem árvores, rios, cachoeiras
Que é uma rara beleza
Na praça tem a Igreja Matriz
E na frente um lindo chafariz

Ainda sou criança
Tenho muito que aprender
Peço todo dia à Deus
Para minha cidade proteger.

Ah! Já ia me esquecendo
A cidade que mora
Dentro de mim
Só poderia ser Xaxim.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fazendo Literatura O Lugar onde vivo



Foi lançado o livro “Fazendo Literatura – O Lugar onde vivo”, coletânea de poemas, memórias e crônicas pelos alunos e alunas da E.B.M Dom Bosco, a partir da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, de 2010.
O livro teve como organizadoras Rejane Toaldo Antonello, Claudia Regina Bianchet e Valdirene Chitolina.
A obra é fruto da dedicação e colaboração de profissionais e alunos da E.B.M Dom Bosco, que acreditaram que a produção escrita se materializa no tempo quando passa de mão em mão e de coração em coração.
Leia o livro você também e desfrute de um trabalho interessante, criativo e repleto de emoções.
Boa leitura.
A seguir exemplos de trabalhos produzidos por alguns alunos.


Poema
Xaxim, amor sem fim
Ritanara Tayane Bianchet

Xaxim cidade
com muita vegetação
cidade que vai estar para sempre
em meu coração.

Olho os telhados,
todos de amianto.
Casas de todo tipo.
Casas em todo canto.

Ruas asfaltadas.
Casas bem pintadas,
cada uma de uma cor.
Pode ser de alegria ou amor.

A praça arrumada.
As flores perfumadas.
Tem os jasmins,
dando um toque nos jardins.

O canto dos pássaros
faz-me acordar.
Para mais um dia a minha cidade
admirar.
Nossa cultura, nosso povo,
nosso jeito de viver.
Muitas pessoas vêm para cá,
fazendo nossa cidade crescer.

Essa poesia
fala um pouco de Xaxim.
Cidade que para sempre
estará dentro de mim.


Memória

Passado colorido infância maravilhosa
Amanda Bruna Sabadin

Pequenos raios de sol cintilavam radiantes pela pequena janela da casa de minha doce avozinha, que segurava firme em minhas mãos e olhava profundamente em meus olhos, com seu olhar brilhante e seu sorriso amável.
Então olhei-a e perguntei-lhe se poderia me contar um pouco de sua infância. E vovó sempre com sua gentil voz, respondeu-me que adoraria contar um pouco de sua história.
“Naquele tempo, minha neta, tudo era muito diferente dos dias atuais, em que geralmente  as crianças passam o dia em frente da televisão ou do computador.
Lembro-me do vasto céu azul, das belas sombras que as cerejeiras ofereciam e que subíamos para colher seus frutos deliciosos e suculentos; do doce e suave aroma das flores que mamãe plantava no jardim. Também recordo que brincávamos com várias crianças da região em um pequeno riacho que ficava perto de minha casa e que hoje enfrenta o drama da poluição.
Íamos pra escola a cavalo e sempre levávamos batata-doce à formosa professora, que nos preparava para o futuro.
O carro de luxo da época era puxado a boi velho e todo desajeitado, mas mesmo assim adorávamos quando papai nos levava à cidade, e nos achávamos o máximo em cima da antiga carroça.
Mamãe! A mulher mais gentil e carinhosa que já conheci, com sua roupa suja que vinha da roça, falava-me que estaria indo preparar a hora mais esperada do dia: o almoço. Sentíamos o cheiro de longe daquela comida caseira deliciosa, que dava água na boca e somente ela sabia fazer”
Quanto mais vovó falava de sua história mais sua face se realçava de tamanho brilho que eu jamais conseguiria explicar. Éramos sós, eu e vovó, sentadas naquela tarde ensolarada de verão, uma de frente para a outra. Eu sentia uma emoção e, ao mesmo tempo, felicidade em pensar em como as pessoas viviam bem apesar dos poucos recursos que possuíam.
Então vovó voltou a falar:
“Brincávamos de casinha em uma grande árvore que ficava na floresta e, como lá tinha um cipó, ficávamos nos balançando nele quase a tarde toda. Também fazíamos bonecas de espiga de milho para brincar.
Toda criança tem medo de alguma coisa, e o que mais me assustava eram os uivos que escutava durante a noite, dos animais selvagens que habitavam perto de casa.
Hoje, paro para pensar em como as crianças e adolescentes não dão valor aos seus pais, acham eles chatos por não os deixarem ir a uma festa ou coisa do gênero. Mas no meu tempo lembro-me dos abraços apertados e dos beijos que só um pai e uma mãe saberiam dar por amor a seus filhos. Como eu gostaria que mamãe e papai estivessem aqui para eu poder aproveita-los ao máximo.”
Vovó me deu um cordial e intenso abraço e disse:
“Esse é o abraço que eu gostaria de dar aos meus pais agora!”
Eu fiquei com uma aflição no meu coração e lágrimas correram por meu rosto como se fossem gotas de água escorrendo pelo vidro em um dia de chuva.

Baseado na história de: Tecilda Terezinha Sabadin (vovó).



Crônica

Em memória
Carlos Eduardo Agostini

Xaxim sempre foi um lugar muito bonito. Há pouco tempo, ficou melhor, pois a cidade passou por algumas reformas. Eu estava passeando pela Praça Municipal, quando um casal passa por mim e vai até a estátua, ou melhor, o busto de Frei Bruno, dentro de uma pequena capela, lá na praça. Eu só os vi de costas.
O homem orava baixinho, mas eu escutava algumas palavras desconexas, como “saudade” e “cuide-o onde quer que ele esteja”. Isso me fez pensar em alguém viajando para longe da família.
A mulher chorava e soluçava audivelmente. A única coisa imóvel era um cobertor nos braços da mulher, manchado, onde eu presumi que houvesse roupas velhas, talvez pegas em alguma campanha de doação?
O homem inspirava um ar de derrota, ou talvez de pesar? Usava uma calça jeans velha e desbotada, com os joelhos remendados. Seus tênis de couro, que talvez tivesse pertencido a duas ou três gerações, estavam ralos finos e igualmente desbotados. A camiseta era xadrez e marrom e, sobreposto por cima dela, um blusão preto remendado, mais até que a calça. Seus cabelos eram curtos e estavam rareando.
Já a mulher, apesar de estar evidentemente chorando, tinha um ar de aristocracia rural, usando um longo vestido preto desbotado, remendado também, com as bordas e as mangas desfiadas. Calçava um chinelo de dedos verde e tinha um véu negro na cabeça, como se estivesse de luto, que me fez pensar delirantemente em um casal de noivos. Era, evidentemente um casal do interior.
O homem disse: - “Vamos”. E eles deslocaram-se até o pequeno chafariz da praça e lá ficaram longos minutos contemplando a água sob as luzes coloridas no fundo; seriam turistas? O homem disse: - “Agora”. E a mulher estremeceu, como se estivesse sendo torturada chorando, o corpo sacudido pelos soluços.
Enquanto lágrimas copiosas caíam no seu colo, ela levantou os cobertores e de lá tirou um bebê, completamente vestido, camisa verde abotoada calça e cinto, sapatos lustrosos nos pés. Porém havia algo estranho: quando a mulher o pegou pelas axilas, ele não se moveu. Levantou-o e depositou-o no chafariz. Como tantas outras crianças tinham o desejo  ardente de ir para brincar, mas os pais não deixavam. Eu ia adverti-los, a criança poderia se afogar, então eu vi.
Os olhos vidrados do cadáver pareceram me fixar quando a mãe tirou-o de lá, murmurando ser o último desejo, o corpo sacudido pelo pesar. Então, a verdade abrasadora do fato me atingiu, como um punho de aço: o casal tinha ido lá para fazer o último desejo da criança (provavelmente morta em um acidente depois de saírem da praça), brincar no chafariz. Enquanto se retiravam de lá, me deixaram pasmo diante d acena.
In memoriam de todas as crianças anônimas que morreram em acidentes. 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

OBMEP 2012


   No dia 15/09/2012 sábado, será realizada a 2ª fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBEMP 2012, nas dependências da E.B.M Dom Bosco às 14h e 30min.

   Os alunos deverão apresentar-se no local da Olimpíada portando o cartão informativo e um documento original de identidade (carteira de identidade certidão de nascimento ou carteira escolar).
Os alunos deverão chegar ao com local com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.

Alunos classificados para a 2ª fase da olimpíada de matemática da EBM Dom Bosco - OBMEP 2012



Aluno
Nível
Sala da Prova 2ª fase
Artur Cenci Dallacort
1
01
Bruna Letícia D. Mascarello
2
02
Davi Lunardi
2
02
Felipe Panizi
2
02
João Dalmedico Neto
2
02
João Victor W. Bussolotto
1
01
João Vitor Reginato
1
01
Paulo Henrique dos Santos
2
02
Renan Lucas Silveira
1
01
Ritanara Tayane Bianchet
2
02


   A EBM Dom Bosco parabeniza os alunos classificados para a 2ª fase da Olimpíada, estamos na torcida para que os novos resultados continuem sendo positivos. Também parabenizamos e agradecemos a professora de matemática Tatiana Baggio pelo excelente trabalho realizado e a todos os alunos que participaram da 1ª fase da Olimpíada.  

A História das Roupas



    A história das roupas se confunde com a história da humanidade.
   O homem primitivo começou a história das vestes, riquíssimas em texturas e detalhes pintando seu próprio corpo, evoluindo para o uso de pele de animais para se proteger do frio.
    A túnica foi muito usada pelo homem da antiguidade e continua sendo usada até nos dias atuais em países pouco desenvolvidos.
   As roupas também quase sempre distinguem pessoas de diferentes classes sociais em toda evolução da história.
  Hoje, a indústria das roupas continua na busca insaciável de novas texturas, design e tons, para dar conforte e satisfação à toda população que busca o novo, o moderno independente da classe social.
  A professora Iraci Barrionuevo desenvolveu a atividade com os alunos do 5º e 6º ano, 7ª e 8ª série, atividade que foi um sucesso, onde, após as pesquisas e estudos, os alunos confeccionaram roupas para bonecos de papel e de plástico.
   Foram confeccionadas roupas com diferentes tecidos, modelos e períodos e épocas do tempo.














Sobre a Olimpíada de Língua Protuguesa


    No dia 03 de setembro de 2012 reuniu-se nas dependências da escola a Comissão Julgadora Escolar para realizar a escolha dos textos para participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro produzido pelos alunos do 5° e 6° ano, 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental.
    As professoras Claudia Bianchet, Sandra Narafon Andressa Salvi e Vandréia Pegoraro desenvolveram a atividade de produção dos textos de acordo com as orientações recebidas, sendo que depois foram selecionados textos produzidos por alunos de cada turma que foram encaminhados a Comissão Julgadora Escolar analisar.
    Seguindo as orientações, a comissão selecionou um texto de cada categoria. Na categoria poema, foi selecionado “Um lugar especial” da aluna Heloísa Rauber do 5° ano matutino da professora Vandréia Pegoraro, na categoria memórias literárias foi escolhida a produção “Bela Juventude que não volta mais” da aluna Brenda Brandt da 7ª série vespertino da professora Claudia Regina Bianchet. Na categoria crônica a produção selecionada foi da aluna Bianca Bortoncello da 8ª série -81 matutino da professora Claudia Regina Bianchet com o título “Sinal da Liberdade”.
    Depois desta etapa de seleção pela Comissão Julgadora Escolar as produções foram enviadas para a Comissão Julgadora Municipal que fará nova seleção entre todas às escolas participantes de nossa cidade.
    A família Dom Bosco parabeniza nossos alunos e professores que desenvolveram a atividade, mas principalmente aos que tiveram seu trabalho selecionado. Todos desenvolveram a atividade com a devida qualidade e dedicação. Estamos aguardando os novos resultados, que com certeza serão positivos para nossa escola.