quarta-feira, 20 de abril de 2011

Células


Células

As células, menores unidades vivas de um organismo, são a unidades fundamentais para o corpo. Dentro dela há pequenos órgãos, denominados organelas, que desempenham diferentes funções para a manutenção vital da célula. Cada uma das organelas celulares é formada pela união de muitas substâncias diferentes, compostas por moléculas, e estas por sua vez, formadas pelos átomos.
Nos seres humanos formados por mais de uma célula, como o homem, as células se integram para que haja harmonia no funcionamento de todo o organismo.
As células garantem a continuidade de uma espécie, pois se dividem, originando novas células.
Com o objetivo de levar os alunos a compreender que somos todos formados por trilhões de células e quando células especializadas se agrupam para executar determinado trabalho, elas formam tecidos, que os tecidos se unem para formar os órgãos, que os órgãos se unem para formar sistemas, como, por exemplo, o digestivo, o respiratório, o circulatório e o nervoso e que a união de todos os sistemas constitui nosso fantástico organismo, os alunos da 7ª Série Mat/Vesp confeccionaram células com materiais alternativos, para identificar essas estruturas infinitamente pequenas, mas que são responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo.
Todos os dias milhares de células da nossa pele se multiplicam, enquanto outras deixam de funcionar, ou seja, morrem. Quando tomamos banho, por exemplo, eliminamos essa camada de células mortas. Mesmo após a morte de um organismo, suas células continuam vivas por certo tempo. Pode-se, por exemplo, congelar ou preservar com substâncias químicas a carne de um animal abatido, para servir de alimento, enquanto as células que a compõe estiverem vivas, a carne continua adequada ao consumo.
O mesmo acontece com outros alimentos, como frutas e verduras: quando se estragam, significa que suas células começaram a morrer por falta de nutrientes.
Informações como essas são úteis à medicina, no caso de transplantes de órgãos, visto que, após a morte da pessoa, as células que formam seus órgãos continuam vivas, e estas podem ser retirados e transplantados em outro indivíduo.

“Se há alguma coisa sagrada é o corpo humano”.    (Walt Whitman)

Disciplina – Ciências
Professora: Jussara Buzzolaro.











Nenhum comentário:

Postar um comentário