segunda-feira, 3 de outubro de 2011


A Escola Básica Municipal e Ceim Dom Bosco,  neste ano letivo,  atende 860 alunos, dispostos em trinta e seis turmas, nos períodos matutino ,  vespertino e integral, nos níveis  de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.
O quadro funcional conta com setenta e seis profissionais da educação, distribuídos nos respectivos níveis de ensino.
A Instituição Educativa  Dom Bosco é uma grande família,  composta por alunos, profissionais da educação , pais e seus representantes -  APP e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Xaxim.
Pelo trabalho, articulado e assumido com qualidade por estes segmentos que a compõem,  é que se justifica os altos índices do Ideb, a qualidade de ensino e aprendizagem, o bem-estar  e o nível harmonioso de satisfação por parte da maioria.
“Não há nada mais valioso do que a VIDA” . Assim, neste desfile cívico de 2011, a família  Dom Bosco aborda o tema: “Valorizando a Vida”,

O ser humano é social por natureza e necessita   dos demais desde o seu nascimento até o fim da vida. Os seres sociais não são completos se lhes falta a relação com os outros, sua dimensão grupal é básica para desenvolver-se completamente.
Na vida,  é impossível educar um ser humano fora deste âmbito, e, por este motivo, toda educação tem por finalidade criar hábitos que tornem possível viver em sociedade, aumentar seus benefícios, reduzir seus inconvenientes com a relação humana e com a natureza e colaborar com o progresso coletivo, para que todos nós possamos tirar o máximo proveito.
Para valorizar a vida com qualidade, cada ser humano precisa em seu dia-a-dia,   cultivar as palavras e atitudes que assegurem  as boas maneiras e os valores humanos que promovem  relacionamento e vida saudável.
O ideal é  ter uma família, alguém que nos acolha nos momentos da vida, também uma escola de qualidade, respeito e ação coerente com o meio ambiente e ter momentos reservados ao lazer.
Que todo pai, mãe ou representante familiar, possa ter um trabalho como fonte de renda e de dignidade ao sustento humano.
Precisamos nos sentir aceitos e atuantes pela sociedade em que estamos inseridos. Para tanto,  todo cidadão, independente de sua idade, precisa ter consciência e prática coerente  dos seus direitos , tanto quanto dos seus deveres.
É nesta articulação de teoria e prática que podemos promover a paz em todos os corações humanos,  e que  essa paz  será irradiada em todos os segmentos sociais e naturais.
A condição básica para se valorizar a vida, parte do relacionamento humano  nos princípios de amizade, respeito, amor, compreensão e ação coerente com o que pensamos e o que fazemos.












Nenhum comentário:

Postar um comentário